Se você, assim como eu, morre de medo de usar panela de pressão, seus problemas acabaram...hahahaha!
Hoje, pela primeira vez na vida, eu usei uma panela de pressão, morrendo de medo, mas usei!. A experiência foi maravilhosa, porque eu estava morrendo de fome e o cozimento é bem mais rápido, em 20 minutos a comidinha já estava pronta!
Vamos lá perder o medo?
Antes vamos conhecer a panela?
"A panela de pressão é um antigo acessório para o cozimento rápido de alimentos. Foi inventada em 1679 por um físico francês que durante seus experimentos com a nova invenção enfrentou o maior medo de todo cozinheiro que utiliza este tipo de panela, explosões."* Viu ai, até quem inventou tinha medo! hahahaha
Vamos ao passo a passo:**
1. Coloque o alimento a ser cozido dentro da panela de pressão, com uma pequena quantidade de água.
2. Feche com a tampa de maneira apropriada e coloque-a no fogão (ou em qualquer fonte de calor). Como o fogão aquece, a pressão sobe, até que atinja o limite seguramente projetado e o peso ou a válvula abra (assopra um apito), liberando o valor e impedindo que a pressão suba mais. A temperatura alta faz com que o alimento cozinhe bem rápido.
3. Remova a panela de pressão do fogo.
4. Espere para que o vapor de dentro da panela se dissipe.
5. Use o regulador de pressão para se assegurar de que todo o vapor se dissipou.
6. Remova a tampa cuidadosamente.
E ai, o que acharam? Fácil, não? Bom, é importante que saibamos os cuidados que devemos ter ao usar uma panela de pressão***...
"A panela de pressão cozinha os alimentos num espaço de tempo três vezes menor do que uma panela comum. Mesmo com essa facilidade, muita gente tem receio de usá-la com medo de que exploda e acabe não só com a receita, mas também com a cozinha. Na verdade, ela é uma aliada desde que você siga algumas regrinhas básicas, que vão reduzir as chances de que algo dê errado.
A primeira delas é respeitar a capacidade da panela. Não tente encher mais do que 2/3 do volume indicado pelo fabricante. E, ao cozinhar, use pelo menos duas xícaras de água ou outro líquido. Depois que o cozimento começar (momento em que a panela apita), conte o tempo de preparo da receita e, ao terminar, apague o fogo. Deixe a panela esfriar naturalmente para abrir.
Você até pode acelerar esse processo, desde que a resfrie sob um jato de água fria e libere o vapor com cuidado para não se queimar. Usando com atenção, você esteriliza utensílios, como a mamadeira do bebê, e até descongela alimentos. Tudo com rapidez, eficiência e muito mais sabor."
E ai, gostaram da dica?
Um beijão e até a próxima!
Fontes: